Incêndio no Parque Nacional de Itatiaia consome 160 hectares de vegetação, brigadistas lutam para controlar as chamas sem sucesso.

O Parque Nacional de Itatiaia, localizado no Rio de Janeiro, enfrenta um grave incêndio que já consumiu cerca de 160 hectares de vegetação, o equivalente a quase 150 campos de futebol. O fogo teve início na tarde da última sexta-feira e, até o momento, não foi controlado, continuando a se alastrar pela região.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que aproximadamente 150 combatentes estão envolvidos no combate às chamas, atuando de forma incessante, inclusive durante a madrugada. Diversas instituições, como brigadas locais, Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Exército, voluntários e equipes do ICMBio de outras unidades, estão colaborando na operação.

Além disso, três helicópteros foram disponibilizados para auxiliar no combate ao incêndio, que conta também com o apoio de prefeituras das regiões próximas. A causa do incêndio será investigada posteriormente, após o controle total das chamas.

A Parquetur, responsável pela gestão das visitações, decidiu manter a parte alta do parque fechada até a próxima quarta-feira, enquanto as atividades nos demais espaços estão mantidas. O Parque Nacional de Itatiaia, considerado o primeiro do Brasil e criado em 1937, abrange uma área na serra da Mantiqueira, nos municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.

Com um relevo diversificado, o parque abriga o famoso Pico das Agulhas Negras, com altitude de 600 a 2.791 metros, além de campos de grande altitude, vales suspensos e nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. A água dessas nascentes abastece duas bacias: a do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, e a do rio Grande, afluente do rio Paraná. Na parte baixa do parque, há cursos d’água e áreas destinadas à visitação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo