Derramamento de óleo em terminal de Cingapura mobiliza autoridades em operação de contenção e limpeza marítima

A Autoridade Marítima e Portuária (MPA, na sigla em inglês) de Cingapura está em estado de alerta devido a um derramamento de óleo no Terminal de Pasir Panjang, que ocorreu na última sexta-feira. O incidente foi causado por uma colisão entre um barco e um navio de abastecimento de combustível.

De acordo com a MPA, as medidas para conter o vazamento foram acionadas imediatamente. Desde a noite de sexta-feira, não houve mais vazamentos de óleo do navio danificado, graças ao uso de dispersantes para tratar o óleo que escapou do tanque danificado. No entanto, devido à corrente de maré, o óleo tratado alcançou várias áreas costeiras, como Sentosa, Reserva Natural de Labrador, Ilhas do Sul, Marina South Pier e East Coast Park.

Para lidar com a situação, 18 embarcações de resposta foram mobilizadas para realizar esforços de contenção e limpeza no mar. Além disso, cerca de 1500 metros de barreiras de contenção foram instalados e mais serão colocados nos próximos dias para evitar a propagação adicional do óleo e facilitar a recuperação do óleo preso na costa e nas lagoas afetadas.

A MPA informou que algumas praias da região serão fechadas temporariamente para facilitar os esforços de limpeza. A agência também notificou outras entidades, como a Agência Nacional de Meio Ambiente (NEA), o Conselho de Parques Nacionais (NParks) e a Corporação de Desenvolvimento de Sentosa sobre o incidente.

Apesar das medidas adotadas, ainda há preocupações com a possibilidade de contaminação do meio ambiente e da vida marinha. A MPA continua monitorando a situação de perto e tomando as ações necessárias para minimizar os danos causados pelo derramamento de óleo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo