São Paulo prorroga Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até junho para crianças de 1 a 4 anos, visando ampliar cobertura vacinal

O Governo de São Paulo prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final do mês de junho em todos os 645 municípios do estado. O público-alvo da campanha são as crianças com idade entre 1 e 4 anos. Para crianças menores de 1 ano, será feita uma avaliação da situação vacinal, podendo iniciar ou completar a caderneta de acordo com a idade. As Unidades Básicas de Saúde de todo o estado estão abertas desde o dia 27 de maio para realizar a imunização contra a paralisia infantil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, podendo levar à paralisia muscular dos membros inferiores, de forma irreversível e até mesmo fatal em casos mais graves. A vacinação é a principal forma de prevenção contra essa doença. Até o dia 12 de junho, foram aplicadas 185.247 doses da vacina em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com a prorrogação da campanha, a expectativa é aumentar a cobertura vacinal.

Essa campanha de vacinação faz parte do processo de atualização do esquema vacinal das crianças, devido aos avanços conquistados no combate ao poliovírus no Brasil. A pólio selvagem foi erradicada no Brasil em 1989 e em São Paulo em 1988. Essas conquistas levaram o país a receber a certificação de área livre da doença em 1994.

É importante que os pais estejam atentos e levem seus filhos para serem vacinados, garantindo assim a proteção contra a poliomielite e contribuindo para a manutenção da saúde coletiva. A vacinação é uma medida eficaz e segura para prevenir doenças evitáveis, como a poliomielite. A participação da população nesse esforço conjunto é fundamental para garantir a erradicação de doenças infecciosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo