Vendas do comércio varejista sobem 0,9% em abril, mas ficam abaixo das expectativas do mercado, aponta IBGE.

As vendas do comércio varejista tiveram um aumento de 0,9% em abril, em comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13). Apesar do crescimento, o índice ficou abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para uma alta de 1,6%.

Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas do varejo também apresentaram um aumento de 2,2% em abril. Entretanto, esse valor também foi inferior às projeções, que apontavam para um crescimento de 3,9%.

No acumulado do ano, as vendas do varejo restrito registraram um crescimento de 4,9%, comparando com o mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 2,7%, ultrapassando o resultado registrado até março, que era de 2,5%.

Por outro lado, as vendas do varejo ampliado, que incluem as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício, apresentaram uma queda de 1% em abril, em comparação com março. Esse resultado contrariou as expectativas do mercado, que apontavam para um aumento de 0,3%.

Na comparação com abril de 2023, as vendas do varejo ampliado apresentaram um crescimento de 4,9%. As projeções do mercado variavam entre 1,3% e 10,2%, com uma mediana de 7,1%.

No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista ampliado tiveram um avanço de 4,7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 3,3%, superando o crescimento registrado até março, que era de 2,9%.

Esses dados refletem a recuperação gradual do setor varejista, impulsionado pelo aumento da confiança do consumidor e pela retomada da economia. Apesar dos números positivos, o desempenho ainda está aquém das expectativas, ressaltando os desafios enfrentados pelo setor em meio à pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo