Programa de monitoramento em postos de gasolina de Diadema é selecionado pela OPAS como experiência bem sucedida.

O programa de monitoramento de riscos à saúde do trabalhador em postos de gasolina, desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, foi reconhecido internacionalmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como uma experiência bem-sucedida. Isso ocorreu após o projeto ser selecionado entre 130 propostas de 18 países diferentes.

Dentre os 82 trabalhos de nove países que passaram para a fase final da seleção da OPAS, o programa de Diadema se destacou juntamente com outros sete projetos, sendo quatro brasileiros, duas chilenos, uma cubano e uma paraguaio. A OPAS destaca que o objetivo da chamada era justamente identificar e difundir experiências que pudessem servir de inspiração para novas iniciativas na área da saúde dos trabalhadores.

O programa em questão visa identificar precocemente possíveis danos à saúde dos trabalhadores causados pela exposição ao benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. Além disso, o Cerest Diadema, em parceria com a Vigilância Ambiental, já havia realizado ações anteriores investigando áreas contaminadas por compostos químicos, o que contribuiu para o desenvolvimento do projeto atual.

“Dar apoio a um trabalho técnico fundamental como esse mostra que a gestão está preocupada em cuidar, prevenir e promover a saúde da população como um todo”, ressaltou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Marins. O programa de inspeção aos postos de combustíveis, iniciado em maio de 2022, já visitou 32 dos 65 estabelecimentos registrados no município, levantando informações sobre a estrutura física, a saúde dos trabalhadores e os possíveis riscos à exposição a produtos químicos.

O médico do trabalho do Cerest, Artur Ferreira Modena, alerta para os riscos invisíveis de contaminação pelos produtos químicos presentes nos postos, como o benzeno na gasolina e o chumbo no diesel. Os trabalhadores que apresentarem sintomas serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) para controle e tratamento adequado. Essas ações demonstram o compromisso das autoridades locais com a segurança e bem-estar dos trabalhadores da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo