Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministra Marina Silva defende papel do Brasil na promoção de uma economia mais sustentável e na mitigação das mudanças climáticas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em entrevista à imprensa, reforçou a importância do Brasil em promover mudanças internas para combater os efeitos das mudanças climáticas e também contribuir globalmente para uma transição para uma economia mais sustentável. Marina destacou a possibilidade de o país auxiliar outras nações na geração de energia, incluindo a produção de hidrogênio verde para países que não possuem os mesmos recursos. Além disso, ressaltou o potencial do Brasil na bioeconomia, destacando a produção de produtos farmacêuticos e cosméticos a partir de sua rica biodiversidade.

A ministra ressaltou a necessidade de um uso sustentável dos recursos naturais, restaurando áreas degradadas e preservando os ecossistemas existentes. O Brasil, com sua abundância de recursos hídricos e terras férteis, pode desempenhar um papel fundamental na produção de alimentos e na segurança alimentar global. Marina também abordou a importância do país em relação ao reposicionamento mundial diante das questões climáticas, destacando a necessidade de uma segurança climática global.

Marina fez menção ao relatório Panorama Global de Recursos 2024, alertando para a crise de recursos naturais, perda de biodiversidade e as crises climáticas e de poluição. A ministra enfatizou a necessidade de um consumo mais consciente e sustentável, para evitar o colapso dos recursos naturais e ambientais do planeta. Marina ressaltou a importância de uma ação global conjunta para proteger o planeta e evitar danos irreparáveis.

A ministra concluiu ressaltando a urgência de uma mudança nos padrões de consumo e nos sistemas produtivos para garantir a sustentabilidade do planeta. Marina reforçou que a guerra contra a natureza não pode ser vencida pelo homem, e que é fundamental promover uma paz ambiental através de ações de preservação e cuidado com o meio ambiente. A contribuição de todas as nações é fundamental para proteger o planeta e garantir a sobrevivência das futuras gerações.

Sair da versão mobile