Bolsas europeias operam em alta em meio a expectativas em torno dos dados da inflação nos EUA e decisão de juros do Fed

Por Sergio Caldas

Nesta quarta-feira, as bolsas europeias apresentam uma recuperação significativa após recentes perdas causadas por incertezas políticas. O foco dos investidores está direcionado para novos dados da inflação ao consumidor (CPI) nos EUA e para o anúncio da política monetária pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

No início da manhã, o índice pan-europeu Stoxx 600 estava em alta de 0,39%, atingindo 519,33 pontos. Nos dois primeiros pregões desta semana, os mercados acionários europeus haviam acumulado perdas, devido à turbulência política desencadeada pela decisão do presidente da França, Emmanuel Macron, de convocar eleições legislativas antecipadas após a derrota de seu partido para a extrema direita nas eleições parlamentares da União Europeia.

Hoje, a atenção está voltada para a divulgação mensal do CPI nos EUA e para a decisão de juros do Fed, que ocorrerá no meio da tarde. Embora seja amplamente esperado que o banco central americano mantenha os juros inalterados pela sétima vez consecutiva, o destaque fica por conta do gráfico de pontos, que trará projeções sobre a trajetória das taxas de juros.

Na Europa, dados recentes mostraram que a taxa anual do CPI na Alemanha acelerou para 2,4% em maio. Houve também informações de que a produção industrial no Reino Unido teve uma queda maior do que a prevista em abril. Esses dados levantaram dúvidas sobre possíveis cortes de juros pelo Banco Central Europeu nos próximos meses.

Por volta das 6h40 (horário de Brasília), as bolsas de Londres, Paris e Frankfurt registravam altas de 0,61%, 0,23% e 0,39%, respectivamente. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também apresentavam ganhos, com altas de 0,58%, 0,08% e 0,42%.

O mercado financeiro permanece atento às notícias e atualizações sobre a economia global, enquanto os investidores aguardam os desdobramentos das decisões do Fed e do BCE nos próximos dias.

Para mais informações ou contato com o autor, acesse sergio.caldas@estadao.com.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo