Pesquisa revela os benefícios da gamificação no ensino de matemática para alunos do Ensino Médio.

Uma pesquisa realizada pela estudante Gabriela Leal Redigolo, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), buscou estudar a gamificação como uma estratégia de ensino de matemática. O objetivo era promover a interação e a participação em grupo dos estudantes, utilizando recursos que se aproximem das dinâmicas de jogos para tornar o aprendizado mais atrativo.

A pergunta que norteou o trabalho de Gabriela foi: “Como a gamificação pode auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a compreender os conceitos de noções de conjunto?”. Para responder a essa questão, a pesquisadora adotou a metodologia Design Science Research (DSR), que busca criar algo novo e buscar melhorias em relação ao problema identificado.

Segundo Gabriela, a escolha desse tema de pesquisa está relacionada à sua atuação profissional em uma escola na cidade de Santo André, onde percebeu a necessidade de trazer novos recursos de aprendizagem, como jogos educativos, para tornar as aulas de matemática mais atrativas. Ela destacou que muitos estudantes têm dificuldade em assimilar os conceitos matemáticos devido à sua abstração, o que gera inseguranças e desinteresse pela disciplina.

Durante a pesquisa, Gabriela desenvolveu um jogo de cartas chamado ConJuntos!, no qual os alunos precisavam criar estratégias para vencerem seus turnos. O objetivo era estimular o raciocínio e a aplicação dos conceitos matemáticos estudados nas aulas de noções de conjunto. Os resultados apresentados pela pesquisadora indicaram que os estudantes se engajaram mais nas atividades e conseguiram relembrar o conteúdo aprendido de forma mais eficaz.

O orientador da pesquisa, Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci, destacou a criatividade de Gabriela em utilizar recursos de tecnologia da informação e comunicação para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em matemática. A dissertação completa da pesquisa de Gabriela pode ser acessada no site da USCS.

O Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS tem como objetivo qualificar docentes e gestores para atuarem de forma ética e transformadora na Educação Básica, integrando conhecimento teórico e prático. O programa busca contribuir para a criação de práticas educativas reflexivas e qualificadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Mais informações podem ser encontradas no site da USCS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo