Comissão temporária sobre inteligência artificial pode votar PL que regulamenta tecnologia no Brasil nesta quarta-feira (12) às 14h.

A comissão temporária sobre inteligência artificial está com uma votação marcada para a próxima quarta-feira (12) para analisar o projeto de lei (PL) 2.338/2023, que visa regulamentar o desenvolvimento e uso da inteligência artificial no Brasil. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresentou um substitutivo ao texto original, que foi proposto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Este substitutivo teve como base um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas que estudou o assunto no ano de 2022.

Uma das principais inovações trazidas pelo substitutivo é a exclusão da regulamentação de sistemas de inteligência artificial desenvolvidos para defesa nacional, de sistemas destinados à pesquisa e aqueles que não são disponibilizados no mercado. Além disso, os sistemas utilizados por pessoas físicas para fins particulares e não econômicos também não estarão sujeitos à regulamentação.

De acordo com o texto, antes de entrar em operação, um sistema de inteligência artificial precisa passar por uma avaliação preliminar realizada pelos desenvolvedores e fornecedores, com o objetivo de determinar o nível de risco do aplicativo.

A proposta tem despertado interesse e discussões entre especialistas e autoridades, que destacam a importância de uma regulamentação específica para a área de inteligência artificial devido ao seu avanço e potencial impacto em diversos setores da sociedade. A expectativa é que o projeto de lei traga mais segurança jurídica e diretrizes claras para o desenvolvimento e uso dessa tecnologia no país.

A reunião da comissão para votar o projeto está agendada para as 14h e promete ser um momento decisivo para a regulamentação da inteligência artificial no Brasil. A sociedade aguarda com expectativa os desdobramentos dessa votação e as possíveis repercussões que o PL 2.338/2023 poderá ter no cenário nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo