BNDES promove encontros com empresários gaúchos em Porto Alegre para explicar medidas emergenciais de apoio à economia local

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está promovendo uma série de encontros com empresários gaúchos de diversos setores, a partir desta terça-feira (11), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo desses encontros é apresentar as medidas emergenciais do BNDES destinadas aos setores empresariais afetados pelas enchentes, visando apoiar a recuperação da economia local.

Até o dia 28 de junho, o BNDES irá realizar atendimentos presenciais a entidades e associações empresariais, sindicatos e prefeituras. Uma das principais ações é o acesso à linha de crédito de R$ 15 bilhões disponibilizada pelo banco aos empresários que sofreram perdas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado desde o final de abril.

Durante esta semana, a equipe técnica do BNDES irá se reunir com representantes de diversos segmentos empresariais no posto avançado de atendimento em Porto Alegre. A previsão é de que até sexta-feira (21) sejam realizadas reuniões com entidades dos setores agrícola, industrial, varejista, de eventos, entre outros.

Além disso, o governo estadual tem participado ativamente desses encontros em parceria com o BNDES. As entidades empresariais interessadas em agendar uma reunião devem enviar um e-mail para bndesnors@sedec.rs.gov.br. O posto avançado de atendimento do BNDES está localizado na sede do Centro Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Para alcançar um maior número de empresas em todo o estado, o BNDES irá realizar transmissões ao vivo em seu canal oficial no YouTube, apresentando as linhas emergenciais de crédito disponíveis e fornecendo orientações para solicitação de crédito junto aos bancos parceiros do banco público.

No último dia de funcionamento do posto avançado, especialistas do BNDES estiveram reunidos com representantes dos setores calçadista, moveleiro, de proteína animal, de leite, avicultura, bares e restaurantes, e eletrônicos. Acompanhados por funcionários da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a comitiva também fez visitas técnicas a estabelecimentos locais.

A linha de crédito de R$ 15 bilhões do Fundo Social do BNDES já está disponível para empresas do Rio Grande do Sul que foram afetadas pelas enchentes. Conforme a Medida Provisória 1.226, empresas de todos os portes localizadas em municípios em estado de calamidade pública podem solicitar o crédito por meio de instituições financeiras parceiras.Atualmente, sete instituições financeiras já estão habilitadas para oferecer os recursos federais, com outras aguardando aprovação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo