Repórter São Paulo – SP – Brasil

Fluxo de veículos em estradas com pedágio cai 0,6% de abril para maio, diz ABCR e Tendências Consultoria Integrada

O fluxo de veículos em estradas com pedágio no Brasil apresentou uma queda de 0,6% entre os meses de abril e maio, de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Essa redução foi impulsionada pela diminuição de 5,0% no fluxo de veículos pesados, enquanto os veículos leves registraram um aumento de 0,3%.

No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, o fluxo total de veículos teve um incremento de 2,6%, com destaque para o avanço de 3,3% no segmento de veículos leves. Já os veículos pesados apresentaram um aumento de 0,4%. Em relação aos últimos 12 meses, o índice total acumula um crescimento de 4,9%.

Segundo os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves, o desempenho do fluxo de veículos pesados foi o pior desde abril de 2020, sem considerar os efeitos sazonais. Esse resultado reflete a normalização do efeito atípico positivo gerado pelo calendário no mês anterior, que contou com mais dias úteis, impulsionando a demanda por tráfego nas atividades econômicas e logísticas. Além disso, os dados mostraram as limitações decorrentes do baixo fluxo de veículos pesados no Rio Grande do Sul, impactado negativamente pelo desastre climático ocorrido desde meados do mês passado.

Em relação aos estados, em São Paulo, o fluxo total de veículos teve uma queda de 0,2% entre abril e maio, com destaque para a redução de 3,6% no segmento de veículos pesados. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o fluxo total de veículos aumentou 2,0% na margem em maio, com altas de 3,0% e 0,6% nos segmentos de veículos leves e pesados, respectivamente. Em termos comparativos anuais, São Paulo apresentou um crescimento de 3,6% no índice total, ao passo que o Rio de Janeiro registrou um aumento de 3,6%.

Sair da versão mobile