Desinteresse na compra de presentes no Dia dos Namorados: pesquisa mostra que 44,5% dos brasileiros não pretendem presentear este ano

Uma pesquisa nacional realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a PiniOn revelou dados interessantes sobre o comportamento de consumo dos brasileiros em relação ao Dia dos Namorados. De acordo com o estudo, 44,5% dos entrevistados afirmaram que não planejam comprar presentes para a data comemorativa neste ano.

Esse número representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior, indicando que mais pessoas estão optando por não presentear seus parceiros no próximo dia 12 de junho. A ACSP destacou que essa tendência pode ser reflexo do atual cenário econômico do país, com muitas famílias enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19.

Embora a data seja tradicionalmente conhecida por movimentar o comércio, este ano parece que muitos brasileiros decidiram não participar desse hábito de presentear seus entes queridos. Os motivos para essa mudança de comportamento não foram especificados na pesquisa, mas é possível que a preocupação com as despesas domésticas e a incerteza em relação ao futuro estejam entre os fatores que levaram tantas pessoas a optarem por não comprar presentes.

Diante desse cenário, os lojistas e comerciantes podem sentir os impactos dessa decisão dos consumidores, uma vez que as vendas para o Dia dos Namorados podem ser afetadas negativamente. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os brasileiros seguirão essa tendência, e muitos ainda irão comprar presentes para celebrar a data com seus parceiros.

Portanto, a ACSP e a PiniOn continuam acompanhando de perto o comportamento do consumidor brasileiro e buscando entender as razões por trás das decisões de compra. Com essas informações, é possível que as empresas do setor varejista se preparem melhor para atender às necessidades e expectativas dos clientes, mesmo em um período de incertezas econômicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo