Esse número representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior, indicando que mais pessoas estão optando por não presentear seus parceiros no próximo dia 12 de junho. A ACSP destacou que essa tendência pode ser reflexo do atual cenário econômico do país, com muitas famílias enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19.
Embora a data seja tradicionalmente conhecida por movimentar o comércio, este ano parece que muitos brasileiros decidiram não participar desse hábito de presentear seus entes queridos. Os motivos para essa mudança de comportamento não foram especificados na pesquisa, mas é possível que a preocupação com as despesas domésticas e a incerteza em relação ao futuro estejam entre os fatores que levaram tantas pessoas a optarem por não comprar presentes.
Diante desse cenário, os lojistas e comerciantes podem sentir os impactos dessa decisão dos consumidores, uma vez que as vendas para o Dia dos Namorados podem ser afetadas negativamente. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os brasileiros seguirão essa tendência, e muitos ainda irão comprar presentes para celebrar a data com seus parceiros.
Portanto, a ACSP e a PiniOn continuam acompanhando de perto o comportamento do consumidor brasileiro e buscando entender as razões por trás das decisões de compra. Com essas informações, é possível que as empresas do setor varejista se preparem melhor para atender às necessidades e expectativas dos clientes, mesmo em um período de incertezas econômicas.