Ministério das Relações Exteriores reafirma defesa do status quo histórico da Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota oficial no último sábado (8) reafirmando o comprometimento do Brasil com o respeito ao status quo histórico da Esplanada das Mesquitas e à custódia haxemita dos sítios sagrados em Jerusalém Oriental. A declaração foi feita em meio a novos eventos que aumentaram a tensão na região.

No centro da questão está a incursão do ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, acompanhado de milhares de manifestantes, à Esplanada das Mesquitas em um evento que celebrou o aniversário de 57 anos da ocupação de Jerusalém Oriental por Israel, no dia 5 de junho. O governo brasileiro expressou seu lamento diante dos atos inflamatórios e provocativos ocorridos em um momento de tragédia humanitária na Faixa de Gaza. Esses eventos apenas dificultam as perspectivas de paz na região, segundo o Itamaraty.

O Brasil também reiterou seu compromisso com a solução dos dois Estados, defendendo a coexistência de um Estado da Palestina independente e viável ao lado de Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967. Essa solução inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como a capital do Estado palestino.

A situação na região do Oriente Médio permanece delicada, com a comunidade internacional pressionando por ações que contribuam para a redução das tensões e avanço no processo de paz. O Brasil, por sua vez, segue atento aos desdobramentos e reafirma seu compromisso com uma solução justa e duradoura para o conflito israelo-palestino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo