Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inscrições no Enem são prorrogadas até 14 de junho, anuncia Ministro da Educação nas redes sociais, ampliando prazo para todo o Brasil.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o dia 14 de junho. O prazo inicialmente estabelecido para encerrar nesta sexta-feira (7) foi estendido em todo o Brasil, não se restringindo mais apenas aos candidatos do Rio Grande do Sul, que já haviam recebido essa flexibilização devido ao desastre climático que assola o estado.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito até o dia 12 de junho através de diversas formas, como pix, cartão de crédito, débito, boleto e outras opções disponíveis na Página do Participante.

Santana destacou a importância da ampliação do prazo de inscrições, afirmando que os estudantes terão mais uma semana para se inscrever e que as provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro. No Rio Grande do Sul, os moradores possuem isenção da taxa de inscrição, assim como os concluintes do ensino médio em escola pública.

O Ministério da Educação divulgou um balanço que revela que cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública já estão inscritos no Enem em vários estados do país. No Rio Grande do Sul, mais de 70% dos formandos da rede pública já se inscreveram, mesmo com a recuperação da rede de ensino ainda em andamento devido às enchentes.

Criado em 1998, o Enem é fundamental para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, sendo a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Além disso, os resultados obtidos no exame podem ser utilizados para acesso ao Sisu, ProUni e em instituições privadas e estrangeiras que tenham acordos com o Brasil. Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como treineiros para se autoavaliarem nos anos anteriores ao término da educação básica.

Sair da versão mobile