Dia D de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado para crianças menores de 5 anos em todo o país.

No próximo sábado (8), crianças menores de 5 anos de idade são convocadas a comparecer aos postos de saúde de todo o Brasil para o Dia D de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A ação faz parte de uma campanha coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com secretarias estaduais e municipais de saúde, que teve início no dia 27 de maio e vai até 14 de junho.

O objetivo da campanha é imunizar todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida como medida preventiva contra a poliomielite. A vacinação é fundamental, segundo a pasta, sendo a única forma de impedir a disseminação da doença. Além disso, as crianças devem seguir o esquema de vacinação de rotina e participar das campanhas nacionais anuais, como a atual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a incluir três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida como “gotinha”. Essa mudança foi feita de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) visando a erradicação da doença em todo o mundo.

A poliomielite é uma doença contagiosa e aguda causada por um vírus que pode ser transmitido pelo contato direto com fezes ou secreções de pessoas doentes. Em casos mais graves, a poliomielite pode levar à paralisia dos membros inferiores. A falta de saneamento básico, condições precárias de moradia e higiene pessoal ruim são fatores que contribuem para a propagação do vírus.

Apesar de o Brasil não registrar casos de poliomielite desde 1990, é importante manter a vacinação em dia. No entanto, dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal tem ficado abaixo da meta de 95% desde 2016, o que é motivo de preocupação. A doença ainda é endêmica em países como Afeganistão e Paquistão, onde ocorreram pelo menos cinco casos em 2021.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo