Prazo para inscrição no Enem 2024 encerra hoje; ONG promove campanha para apoiar estudantes de baixa renda

O prazo final para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerra nesta sexta-feira (7), às 23h59, horário de Brasília. Contudo, os estudantes ainda terão até a próxima quarta-feira (12) para efetuarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 e confirmarem sua participação na prova.

Uma iniciativa da organização não governamental (ONG) Movimento Amplia, denominada Amplia Enem 2024, está arrecadando recursos para auxiliar estudantes de baixa renda, especialmente negros, pardos e indígenas, que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição. A proposta é promover a equidade racial e social ao aumentar a participação desses grupos no Enem.

Lucas Assani, diretor de Comunicação do movimento, destaca a desigualdade existente no acesso à educação, ressaltando que para muitos brasileiros, o valor da taxa de inscrição pode representar uma quantia significativa. A campanha visa garantir a inscrição de pelo menos 600 estudantes através de contribuições voluntárias.

Para apoiar a causa, os doadores podem realizar o Pix para a chave contato@movimentoamplia.org.br, com o valor mínimo de R$ 85, adicionando a descrição Amplia Enem 2024. Já os estudantes interessados em receber o auxílio devem se inscrever no Enem até a data limite e preencher o formulário disponível no site.

Desde sua criação em 2020, o Movimento Amplia já pagou mais de 2.420 mil inscrições do Enem, beneficiando centenas de candidatos. A ONG destaca a importância do trabalho conjunto para promover a igualdade no acesso à educação superior, buscando reduzir as desigualdades presentes no país.

O Enem, criado em 1998, é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior no Brasil e é utilizado em diversos programas governamentais. As notas obtidas na prova são empregadas em processos seletivos de universidades públicas e privadas, além de serem aceitas em algumas instituições de ensino em Portugal.

O Movimento Amplia, juntamente com seus apoiadores, tem proporcionado oportunidades de estudo e acesso à educação para milhares de estudantes em todo o país. A iniciativa visa diminuir as discrepâncias sociais e raciais existentes, buscando promover a igualdade de oportunidades para a juventude brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo