SÃO PAULO – Comissão de Trânsito aprova inclusão de pessoas com obesidade no Serviço Atende e fornecimento de transporte para pacientes oncológicos.

Na manhã desta quarta-feira (5/6), a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para avaliar pareceres de oito Projetos de Lei. Dentre os projetos aprovados, destaca-se o PL 65/2023, de autoria do vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS) em parceria com a vereadora Ely Teruel (MDB), que visa incluir pessoas obesas como beneficiárias do Serviço Atende.

De acordo com os autores do projeto, as pessoas obesas têm o direito aos assentos preferenciais nos transportes públicos e coletivos, conforme a Lei nº 10.048/2000, mas não há uma explicita garantia de atendimento no Serviço Atende. Por isso, os parlamentares propõem a inclusão dessas pessoas no serviço, garantindo que possam ser atendidas em caso de necessidade.

O presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT), autor da Lei nº16.337/2015 que trata do Serviço Atende, destacou a importância de ampliar a legislação para contemplar as pessoas obesas. Segundo ele, essa ampliação abriria espaço para um debate que resultaria na expansão do número de veículos que prestam o serviço na cidade.

Além disso, durante a reunião, foi aprovado o PL 688/2023, de autoria do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) em conjunto com o vereador Thammy Miranda (PSD), que estabelece o fornecimento de transporte porta a porta para pacientes oncológicos que realizam tratamento pelo SUS. O presidente da Comissão mencionou a importância do projeto e ressaltou a necessidade de um incremento no orçamento para custeá-lo.

Outro projeto aprovado foi o PL 352/2023, da vereadora Janaína Lima (PP), que garante a todas as pessoas o direito de ter acompanhante em consultas, exames, cirurgias, partos e procedimentos médicos que envolvam sedação. O relator do projeto destacou a importância dessa garantia, principalmente quando o paciente está em estado sedativo.

Os vereadores Adilson Amadeu (UNIÃO), Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Dra. Sandra Tadeu (PL) e Senival Moura (PT) estiveram presentes na reunião. A discussão e aprovação desses projetos visam trazer melhorias e benefícios para a população de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo