BCE deve cortar juros em primeira medida hawkish, impulsionando bolsas da Europa com notícias corporativas positivas

As bolsas da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira, 5, em alta, impulsionadas pela expectativa de um corte de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) previsto para quinta-feira. Além disso, notícias positivas de importantes empresas colaboraram para o desempenho positivo dos índices regionais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou o dia com valorização de 0,84%, alcançando os 521,40 pontos. A expectativa de cortes de juros também está presente no Banco do Canadá, sinalizando que outras instituições financeiras ao redor do mundo estão se movimentando para estimular suas economias.

O dirigente do BCE, Peter Kazimir, indicou que a instituição está próxima do primeiro corte de juros, diante da evolução da inflação. No entanto, o corte não implica necessariamente o início de uma série de medidas de flexibilização, uma vez que alguns membros do conselho ainda estão preocupados com os riscos para a inflação. A economia dos Estados Unidos também mostrou sinais de desaceleração, com a criação de empregos no setor privado ficando abaixo das expectativas.

No contexto corporativo, a SAP anunciou a aquisição da WalkMe por cerca de US$ 1,5 bilhão, expandindo seus serviços de inteligência artificial para o setor empresarial. Já a Inditex, conglomerado dono da Zara, teve um desempenho positivo após divulgar vendas acima do esperado, impulsionando o mercado de moda espanhol.

No cenário europeu, as bolsas de Madri, Frankfurt, Londres, Paris e Milão registraram alta, com exceção de Lisboa, que apresentou queda. O Ibex 35 avançou 0,59% em Madri, o DAX subiu 0,93% em Frankfurt, o FTSE 100 teve alta de 0,18% em Londres, o CAC 40 avançou 0,87% em Paris e o FTSE MIB registrou valorização de 0,68% em Milão.

Com os investidores aguardando o desenrolar das decisões do BCE e acompanhando de perto o cenário corporativo, o mercado financeiro europeu encerrou o dia com otimismo, impulsionado pela expectativa de estímulos econômicos e resultados positivos de empresas do continente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo