Anac autoriza Base Aérea de Canoas a operar voos internacionais para equipe de futebol equatoriana participar da Copa Conmebol Sul-americana

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, nesta quarta-feira (5), a Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a operar voos internacionais entre os dias 7 e 9 de junho. A permissão foi concedida para o transporte exclusivo da equipe de futebol Delfín Sporting Club, do Equador, que participará dos jogos da Copa Conmebol Sul-americana 2024. O confronto do Delfín contra o Sport Club Internacional está marcado para sábado (8), às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

A portaria que autoriza a operação dos voos foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Giovano Palma. Para que a equipe equatoriana possa utilizar a pista do aeródromo, é necessário comunicar com antecedência de 48 horas a Base Aérea de Canoas.

Além disso, a resolução da Anac determina que os escritórios regionais da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sejam acionados para a operação do voo internacional. A comunicação prévia de chegadas e partidas à Receita Federal deve ser feita digitalmente com 24 horas de antecedência, fornecendo todas as informações necessárias para o controle aduaneiro e alfandegário.

Para a Anvisa, é necessário enviar um e-mail com informações sobre a chegada da aeronave, lista de passageiros, medicamentos e produtos de saúde em posse da delegação, com 48 horas de antecedência. A portaria proíbe ainda operações de abastecimento de água e esgotamento sanitário das aeronaves que realizarão o transporte dos jogadores.

A Base Aérea de Canoas, que tem operado voos comerciais devido à suspensão das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, desde 27 de maio, terá sua operação emergencial dobrada a partir da próxima segunda-feira (10). O aumento será de 35 para 70 voos semanais, atendendo à demanda provocada pelas chuvas e enchentes no estado. A empresa concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho tem administrado o embarque e desembarque de passageiros na Base Aérea de Canoas através de uma estrutura temporária montada no Park Shopping Canoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo