SÃO PAULO – Trabalhadores da saúde denunciam perseguição na Cracolândia em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de São Paulo

Na tarde desta terça-feira (4/6), a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma importante reunião para ouvir diversos relatos de colaboradores do programa Redenção de Rua e do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas do Governo de São Paulo. Sob a presidência da vereadora Luna Zarattini (PT) e com a presença da vereadora Luana Alves (PSOL), os depoimentos apresentados focaram em denúncias de perseguição a trabalhadores da saúde que atuam na região da Cracolândia, em São Paulo.

Durante a reunião, a presidente da Comissão, Luna Zarattini, destacou que o colegiado tem recebido diversas queixas nas últimas semanas de trabalhadores sofrendo dificuldades e perseguições em suas funções. Ela ressaltou a importância do trabalho desses profissionais e expressou preocupação com as dificuldades enfrentadas por eles na região da Cracolândia.

Um dos relatos mais marcantes foi o de Andrea Cristina Guerreira, ex-colaboradora do programa Redenção da Rua, que foi demitida sem justificativa formal em maio. Ela mencionou a instalação do SCP (Serviço de Cuidados Prolongados), descrito como agressivo e intimidador para profissionais e usuários, e apontou intervenções no território contrárias às políticas públicas de saúde mental.

Outra participante da reunião, Luiza Ribeiro, terapeuta ocupacional e integrante do Fórum Viva SUS, também denunciou a precarização do trabalho e perseguição política dentro do sistema de saúde. Ela ressaltou a importância de valorizar os trabalhadores do SUS e lutar por um cuidado ético e humanizado.

A vereadora Luana Alves destacou a situação crítica dos trabalhadores da saúde, atribuindo parte dessa crise à crescente terceirização. Ela expressou preocupação com o desmonte do SUS e a maneira como as políticas de saúde mental estão sendo utilizadas de forma autoritária.

Ao final da reunião, o colegiado anunciou que buscará esclarecimentos sobre as demissões com a Secretaria Municipal da Saúde, visando garantir o cumprimento das diretrizes do Ministério da Saúde. A importância dos debates e das denúncias apresentadas durante a reunião demonstram a necessidade de acompanhamento e fiscalização constante das políticas de saúde e bem-estar dos cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo