Repórter São Paulo – SP – Brasil

Recorde: Mais de 18,5 milhões de alunos participam da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em todo o Brasil

A 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve início nesta terça-feira (4) com a participação de mais de 18,5 milhões de alunos de escolas de todo o país. Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 2005, a competição científica alcançou um recorde de inscrições este ano, com 56.516 mil instituições de 5.564 cidades participando, o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da Obmep na identificação de talentos e no estímulo ao estudo da matemática. Ele ressaltou o fato de que quase 20 milhões de estudantes estarão envolvidos na competição, resolvendo questões desafiadoras e exercitando suas habilidades matemáticas.

A competição é dividida em duas fases, sendo a primeira etapa realizada nesta terça-feira, com a aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha em três níveis distintos, de acordo com o grau de escolaridade do aluno. Os estudantes têm um tempo determinado para finalizar o exame, com alunos com necessidades especiais tendo um prazo estendido.

As escolas são responsáveis pela aplicação e correção das provas nesta primeira fase, seguindo as orientações e gabaritos fornecidos pelo Impa. Os alunos competem dentro de suas escolas por vagas na segunda fase da Olimpíada.

A Obmep também está prestando atendimento especial a escolas no Rio Grande do Sul que foram afetadas pelas enchentes e não puderam realizar a aplicação da primeira fase. O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado em agosto, com a prova marcada para outubro.

A competição premiará os alunos mais bem-sucedidos com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os premiados terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica, que visa incentivar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

A Obmep, realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, é fundamental para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na disciplina, contribuindo para a formação de futuros profissionais qualificados.

Sair da versão mobile