Interdições programadas na serra das Araras para explosões nas obras de ampliação das pistas na via Dutra iniciam nesta quarta-feira.

As obras de ampliação das pistas na serra das Araras, na via Dutra, estão causando transtornos aos motoristas que trafegam pelo trecho, com interdições programadas para explosões. A partir desta quarta-feira (5), as vias de subida e descida, do km 233 ao km 225, serão fechadas das 11h30 às 13h30, de segunda a quinta-feira, para os procedimentos.

A concessionária CCR RioSP escolheu esse horário específico para as explosões devido ao menor fluxo de veículos no período, que chega a 14 mil veículos diários. Porém, os motoristas que planejam viajar nesses horários precisam se atentar e programar suas viagens de forma a evitar os transtornos causados pelas interdições.

A Polícia Rodoviária Federal alerta que as rotas alternativas podem ter o mesmo tempo de duração da interdição, portanto, é importante que os motoristas avaliem a melhor opção de deslocamento. No sentido São Paulo, a PRF recomenda utilizar a BR-040 até Três Rios, depois a BR-393 até Barra Mansa e retornar à BR-116, a via Dutra. Para quem sai do Rio de Janeiro para São Paulo, basta seguir o caminho inverso.

As explosões terão início nesta quarta-feira e serão repetidas em 12 de junho, com previsão de aumento da frequência nas duas últimas semanas do mês. A obra já avançou em julho, com um pico de 34 pontos de trabalho simultâneos, e todas as detonações estão programadas para ocorrer entre as 11h30 e 13h30, de segunda a quinta-feira.

Com as pistas ampliadas, espera-se uma redução no número de ocorrências na via Dutra, que chega a 200 anualmente no trecho da serra das Araras, entre acidentes e reparos em veículos. Além disso, a melhoria na infraestrutura permitirá que caminhões de cargas especiais não precisem mais descer pela pista de subida durante a noite, facilitando a logística e diminuindo os transtornos para os motoristas que viajam para São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo