Frente fria provoca queda brusca de temperatura em São Paulo: máxima não deve passar dos 17°C nesta terça-feira.

Nesta terça-feira (4), a capital paulista amanheceu com uma temperatura bastante baixa se comparada com o dia anterior. Após atingir 25,6°C na tarde de segunda-feira (3), o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo prevê que a máxima não ultrapasse os 17°C hoje.

Essa brusca queda de temperatura é consequência da passagem de uma frente fria próximo ao litoral do estado. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva moderada ao longo do dia, com acumulado entre 20 e 50 mm, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Existe também o alerta para possíveis ocorrências, como queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na região metropolitana de São Paulo, o céu ficará encoberto, com potencial para garoa e chuva leve a qualquer momento. A mínima será de cerca de 14°C nas primeiras horas da manhã, e a máxima não deve passar dos 17°C.

Na Baixada Santista, a temperatura varia entre 19°C e 22°C, enquanto no litoral norte os termômetros marcam mínima de 15°C e máxima de 27°C.

Nos dias seguintes, o sistema frontal se afastará do estado, permitindo o retorno do sol entre muitas nuvens. As manhãs continuarão frias, com mínimas de 13°C e máximas de 22°C na quarta-feira (5).

Enquanto São Paulo se prepara para dias mais amenos, a região Sul do Brasil enfrenta a chegada de uma nova massa de ar frio. Com isso, há possibilidade de geadas em diversas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com mínimas próximas de zero grau em locais serranos.

Em Porto Alegre, a previsão aponta muita nebulosidade nos próximos dias, mas sem expectativa de chuva. As temperaturas variam entre 10°C e 18°C nesta terça-feira, com ligeiro aumento ao longo da semana.

Quanto às enchentes no lago Guaíba e na lagoa dos Patos, o alerta de risco de inundação permanece, especialmente para municípios próximos à foz da lagoa dos Patos. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais prevê um enfraquecimento e mudança na direção dos ventos, o que pode contribuir para a melhora da situação nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo