Repórter São Paulo – SP – Brasil

Mauá renova serviço de hemodiálise em parceria com clínica particular após quase 10 anos de ausência no município.

Após um período de quase 10 anos sem oferecer hemodiálise em Mauá, a Prefeitura assinou um convênio nesta segunda-feira (03/06) com uma clínica particular da cidade para retomar o tratamento no município. A medida visa atender aos pacientes da rede municipal de saúde que necessitam desse procedimento de forma gradual ao longo dos próximos meses.

O primeiro paciente a ter acesso ao tratamento foi Jefferson Cassiano de Almeida, morador do Jardim Primavera, que está há 15 dias internado no Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini devido a problemas crônicos nos rins que se agravaram recentemente. Para ele, foi a primeira vez passar pelo procedimento de hemodiálise, o qual consiste em filtrar e limpar o sangue por uma máquina, realizando a função que o rim doente não consegue desempenhar.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, sendo necessário iniciar o tratamento em conjunto com um nefrologista após o progresso da doença. O objetivo desse procedimento não é tratar a doença renal, mas sim substituir a função dos rins afetados.

Com a retomada desse serviço em Mauá, os pacientes que necessitam de hemodiálise poderão realizar o tratamento na própria cidade, garantindo mais comodidade e acesso facilitado. A parceria entre a Prefeitura e a clínica particular demonstra o comprometimento em oferecer um atendimento de qualidade e suprir a demanda dos munícipes que necessitam desse procedimento.

Sair da versão mobile