Opep+ estende cortes na produção de petróleo até 2025, Emirados Árabes poderão aumentar produção em 300 mil bpd em 2022

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, conhecida como Opep+, chegou a um acordo histórico para estender os cortes na produção de petróleo até o ano de 2025. Inicialmente prevista para durar apenas até setembro deste ano, a extensão das restrições coletivas foi decidida após intensas negociações entre os países membros do grupo.

Atualmente, a Opep+ já possui cortes de 3,66 milhões de barris por dia, mas com a nova decisão os Emirados Árabes poderão aumentar sua produção em até 300 mil barris diários a partir de janeiro do próximo ano. Além disso, alguns países discutiram a possibilidade de estender cortes voluntários de cerca de 2,2 milhões de barris por dia, que estavam previstos para terminar até o final de 2024.

Entre os principais produtores do grupo, a Arábia Saudita se destacou ao implementar um corte de produção de um milhão de barris por dia desde julho do ano passado. No entanto, a decisão final sobre a extensão desses cortes voluntários será divulgada separadamente, sem dar maiores detalhes sobre quais países aderirão a essa medida.

A Opep+ busca, com essas restrições, equilibrar o mercado global de petróleo e garantir a estabilidade dos preços, especialmente em um momento de incerteza e volatilidade devido aos impactos da pandemia de Covid-19. A decisão de estender os cortes até 2025 reflete o compromisso dos países membros em cooperar para manter a sustentabilidade do setor petrolífero a longo prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo