Operação Inverno 2024 em Mauá intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua nas noites frias, ampliando oferta de vagas.

A Prefeitura de Mauá deu início, neste sábado, à Operação Inverno 2024, com o objetivo de intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua durante as noites mais frias do ano. A ação, coordenada pela secretaria de Assistência Social, conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.

Uma das medidas adotadas para ampliar o acolhimento é o aumento da oferta de vagas nos abrigos municipais, passando de 40 para 70 no período noturno. Além disso, equipes realizarão busca ativa nas ruas sempre que a temperatura estiver abaixo de 15ºC, sensibilizando as pessoas para que se protejam do frio e busquem os serviços de acolhimento oferecidos pelo município.

Os beneficiados pela Operação Inverno são encaminhados para o Albergue Municipal ou para o Centro Pop, onde recebem pernoite, itens de higiene pessoal e alimentação. Mesmo aqueles que recusam o acolhimento são atendidos e recebem alimentação e cobertor.

A atenção às pessoas em situação de rua foi intensificada a partir de uma queda brusca na temperatura em 25 de maio, com uma ação antecipada do que estava programado para iniciar no primeiro dia de junho. Naquele dia, 26 pessoas aceitaram ser conduzidas ao abrigo, e desde então a média de acolhimento noturno aumentou para 30, em comparação com a média anterior de 14, representando um aumento de 114%.

Durante a vigência da Operação Inverno 2024, o serviço social pode ser acionado a qualquer momento pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (GCM), ou das 8h às 17h pelo número 4547-1061, com a equipe do Centro Pop, que é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. Com essas medidas, a Prefeitura de Mauá busca garantir o acolhimento das pessoas em situação de rua durante as noites mais frias da temporada de inverno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo