Governo inicia pagamento do Auxílio Reconstrução para famílias atingidas por tragédia climática no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 34 mil famílias.

O governo federal anunciou o início do pagamento do Auxílio Reconstrução nesta quinta-feira (30) para as famílias afetadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. Desde o fim de abril, o estado tem enfrentado fortes chuvas e enchentes que resultaram no desalojamento de mais de 580 mil pessoas.

Esse benefício será pago em parcela única no valor de R$ 5,1 mil. O primeiro lote, no total de R$ 174 milhões, será destinado a 34.196 famílias que se cadastraram primeiramente nas prefeituras gaúchas e tiveram suas informações validadas. A Caixa Econômica Federal será a responsável por processar os pagamentos, disponibilizando o dinheiro por meio de uma conta poupança social aberta automaticamente em nome dos beneficiários.

Segundo o ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, o governo pretende contemplar duas listas semanais de famílias afetadas à medida que as informações forem validadas. Até o momento, o município que mais cadastrou famílias é Canoas.

Para que o benefício seja liberado, é necessário cumprir três etapas. Primeiramente, as prefeituras dos municípios atingidos precisam enviar os dados sobre as famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio Reconstrução. Posteriormente, os responsáveis pelas famílias beneficiadas precisam confirmar o cadastro no site e, por fim, a Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.

Além disso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um balanço da situação no estado, mantendo o número de mortos em 169 e 44 pessoas ainda desaparecidas. Os dados incluem informações sobre os municípios afetados, pessoas em abrigos, desalojados, feridos, resgatados, entre outros aspectos relacionados à tragédia climática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo