Frente fria chega a São Paulo e temperatura pode cair para 10ºC; previsão indica mínima de 19ºC para os próximos dias.

A cidade de São Paulo está prestes a enfrentar uma queda brusca nas temperaturas, com os termômetros podendo marcar em torno de 10ºC nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (30), de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima prevista não deverá passar dos 19ºC, o que indica um clima frio e ameno nos próximos dias.

Segundo a Climatempo, a formação de uma frente fria na região Sudeste irá contribuir para o ar mais frio no centro-sul do país, impactando os estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esta situação irá resultar em temperaturas consideravelmente mais baixas nestas regiões.

A última vez que a mínima na cidade de São Paulo ficou abaixo de 10°C foi em 2023, nos dias 15 de julho, com 9.8°C, e 17 de junho, com 9.3°C. Para esta quarta-feira, espera-se a predominância do sol, o que pode amenizar a sensação de frio durante parte do dia, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo. No entanto, a massa de ar polar ainda irá manter as temperaturas baixas na cidade.

A previsão do tempo indica que o feriado prolongado de Corpus Christi será marcado pelo frio na capital paulista, pelo menos até sábado (1º), quando a temperatura pode variar entre 12ºC e 23ºC. Não há previsão de chuva para os próximos dias, o que mantém o clima frio na região.

A queda brusca de temperatura levou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social a iniciar a Operação Baixas Temperaturas na segunda-feira (27), acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos. Ao todo, serão montadas dez tendas em pontos estratégicos da cidade para atender a população em situação de rua ou vulnerabilidade, oferecendo alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além da distribuição de cobertores e encaminhamentos para serviços de acolhimento.

Os últimos dias de maio contrastam com as temperaturas acima da média registradas ao longo do mês, destacando o clima variado e imprevisível que tem marcado a capital paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo