Preços dos alimentos desaceleram em maio, aponta IPCA-15, com destaque para queda no feijão, frutas e arroz

No mês de maio, os preços dos alimentos tiveram uma desaceleração em relação ao ritmo de alta, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, as famílias observaram aumentos nos preços da cebola (16,05%), café moído (2,78%) e leite longa vida (1,94%). Por outro lado, houve redução nos preços do feijão carioca (-5,36%), frutas (-1,89%), arroz (-1,25%) e carnes (-0,72%).

O grupo Alimentação e Bebidas teve uma variação de 0,26% em maio, menor do que a alta de 0,61% registrada em abril. Essa desaceleração contribuiu para a taxa de 0,44% do IPCA-15 neste mês, com uma contribuição de 0,05 ponto porcentual.

No que se refere aos custos da alimentação, o IBGE apontou que o custo da alimentação no domicílio subiu 0,22% em maio, enquanto a alimentação fora do domicílio teve um aumento de 0,37%. A refeição fora de casa teve um aumento de 0,34%, enquanto o lanche foi o item que mais subiu, com avanço de 0,47%.

Esses dados demonstram que, apesar de alguns alimentos terem registrado aumento de preços, outros tiveram redução, contribuindo para a desaceleração do índice de inflação de alimentos no mês de maio. Para as famílias, essa variação de preços é importante, pois impacta diretamente no orçamento mensal e no poder de compra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo