Ministro da Justiça exige que estados sigam diretrizes para obter recursos federais para câmeras nos uniformes policiais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou durante um evento para o lançamento das normas federais que os estados interessados em obter recursos para implementar câmeras nos uniformes policiais terão que seguir as diretrizes estabelecidas pelo ministério. Essa declaração foi feita no último dia 28 e foi enfatizada a autonomia dos estados para agir de acordo com suas necessidades e características individuais.

De acordo com o ministro, as câmeras serão obrigatórias para as polícias em âmbito federal, com exceção do setor de inteligência. Já as polícias estaduais terão a opção de aderir às diretrizes, mas para isso será necessário apresentar um projeto que, se aprovado, receberá incentivo financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário.

As normas estabelecidas serão aplicadas em diversas forças de segurança, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, e outras. O ministro destacou que as diretrizes para câmeras de segurança representam um avanço civilizatório e devem ser uniformes em todo o país.

Ricardo Lewandowski ressaltou que as câmeras corporais dos policiais visam garantir a segurança tanto dos cidadãos quanto dos agentes de segurança. A portaria lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública estabelece 16 circunstâncias em que as câmeras devem ser ligadas nos uniformes policiais e também dos agentes penais.

As modalidades de uso das câmeras incluem acionamento automático, remoto e pelos próprios integrantes das forças de segurança. A ideia é garantir a transparência e segurança nas operações policiais e nas interações com os cidadãos, seja durante o atendimento de ocorrências, buscas pessoais, ações operacionais, entre outras situações. A iniciativa visa aprimorar as práticas de segurança pública e garantir o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos e agentes envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo