Governo Lula comemora avanços na alfabetização de crianças em 2023, apesar de falta de investimentos até novembro.

O governo do presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), divulgou nesta terça-feira (28) informações que apontam melhorias na alfabetização de crianças em 2023 como resultado do programa federal sobre o tema. Apesar do novo programa ter sido lançado apenas no meio do ano anterior, até novembro não houve investimento do governo nesse sentido.

Durante o evento no Palácio do Planalto, o governo destacou que o percentual de crianças consideradas alfabetizadas em 2023 retornou ao nível pré-pandemia. Os dados mostraram que 56% das crianças estavam alfabetizadas no último ano, comparado a 36% em 2021 durante a pandemia e 55% em 2019.

A nível estadual, São Paulo ficou abaixo da média nacional, com 52% das crianças alfabetizadas, enquanto o Ceará obteve o melhor resultado com 85%. Os dados de 2023 foram coletados em avaliações realizadas pelos estados e aplicadas nos municípios, utilizando itens fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Esses dados foram comparados com edições anteriores do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), realizado a cada dois anos.

O MEC do governo Lula lançou o Compromisso Criança Alfabetizada em 2023, e apesar de terem sido pagos R$ 318,7 milhões até o final do ano passado, correspondendo a 45% do orçamento previsto, ações pedagógicas do programa como a formação de professores e criação de cantinhos de leitura não puderam ser implementadas.

Durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da colaboração entre estados, municípios e a União para a consolidação do programa, e reforçou o compromisso de alfabetizar 80% das crianças na idade certa até 2030. O presidente Lula destacou a necessidade de elevar esse percentual para 100%, enfatizando a importância da qualidade da educação pública para atrair a classe média de volta para as escolas públicas.

O evento contou com a presença de 12 governadores, incluindo opositores políticos, que elogiaram as iniciativas do governo no setor educacional. Lula ressaltou que o objetivo é melhorar a qualidade da educação pública a ponto de atrair até mesmo a classe média de volta para as escolas do sistema público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo