Participação na Olimpíada de Matemática nas Escolas Públicas impacta resultado no Enem, mostra pesquisa do Iede

Um estudo realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) revelou que alunos de escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm obtido melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas escolas também apresentam maiores taxas de aprovação de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série. O critério de alta participação considera escolas onde pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase da Olimpíada.

De acordo com o pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria, a pesquisa mostrou que o aprendizado em matemática nessas instituições beneficia não apenas os alunos que se destacam na disciplina, mas toda a turma. Por outro lado, escolas onde os alunos conquistaram prêmios na Obmep, mas não registraram alta participação, apresentaram maior desigualdade interna em relação aos resultados dos estudantes.

O estudo também avaliou o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que revelou que as escolas com alunos premiados na Obmep obtiveram médias mais altas no ensino fundamental e médio em comparação com aquelas que não participaram ou não tiveram premiados.

Ernesto Faria ressaltou a importância da Olimpíada de Matemática como um programa que promove a mobilização e o reconhecimento da disciplina nas escolas. Ele destacou que o envolvimento na Obmep também contribui para o acesso ao ensino superior, já que as escolas com altas taxas de participação e alunos premiados têm maiores percentuais de estudantes que alcançam médias no Enem compatíveis com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.

O pesquisador alertou para os desafios na educação em matemática no Brasil e ressaltou a importância de políticas públicas que envolvam melhorias estruturais e formação continuada dos professores. Ele enfatizou que o sucesso das escolas muitas vezes está relacionado com professores de alta qualidade, e que é essencial fortalecer a Obmep e buscar experiências de sucesso no Brasil e no exterior para replicar.

Em suma, a pesquisa destaca a relevância da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas como uma ferramenta para promover o ensino da disciplina e melhorar o desempenho dos alunos no Enem, ressaltando a importância de políticas educacionais que garantam formação adequada aos professores e melhores condições estruturais nas escolas.

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