De acordo com o pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria, a pesquisa mostrou que o aprendizado em matemática nessas instituições beneficia não apenas os alunos que se destacam na disciplina, mas toda a turma. Por outro lado, escolas onde os alunos conquistaram prêmios na Obmep, mas não registraram alta participação, apresentaram maior desigualdade interna em relação aos resultados dos estudantes.
O estudo também avaliou o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que revelou que as escolas com alunos premiados na Obmep obtiveram médias mais altas no ensino fundamental e médio em comparação com aquelas que não participaram ou não tiveram premiados.
Ernesto Faria ressaltou a importância da Olimpíada de Matemática como um programa que promove a mobilização e o reconhecimento da disciplina nas escolas. Ele destacou que o envolvimento na Obmep também contribui para o acesso ao ensino superior, já que as escolas com altas taxas de participação e alunos premiados têm maiores percentuais de estudantes que alcançam médias no Enem compatíveis com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.
O pesquisador alertou para os desafios na educação em matemática no Brasil e ressaltou a importância de políticas públicas que envolvam melhorias estruturais e formação continuada dos professores. Ele enfatizou que o sucesso das escolas muitas vezes está relacionado com professores de alta qualidade, e que é essencial fortalecer a Obmep e buscar experiências de sucesso no Brasil e no exterior para replicar.
Em suma, a pesquisa destaca a relevância da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas como uma ferramenta para promover o ensino da disciplina e melhorar o desempenho dos alunos no Enem, ressaltando a importância de políticas educacionais que garantam formação adequada aos professores e melhores condições estruturais nas escolas.