Nasa desafia usuários a encontrar robô InSight Lander em imagem de Marte coberto de poeira marciana

A recente publicação da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) em sua conta no antigo Twitter, agora conhecido como X, trouxe uma imagem intrigante do robô InSight Lander em Marte. A foto, capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, mostra o robô coberto por uma camada de poeira marciana, desafiando os usuários a encontrá-lo na paisagem extraterrestre.

A Nasa destacou que a velocidade com que a poeira se acumula no robô pode ajudar a estimar a idade de outras mudanças na superfície do planeta vermelho. O Insight Lander, enviado a Marte com o objetivo de estudar as estruturas profundas do planeta, incluindo a crosta, o manto e o núcleo, teve sua missão encerrada em dezembro de 2022, após seu lançamento em maio de 2018.

Segundo informações da Universidade do Arizona, a área onde o InSight Lander pousou era extremamente poeirenta, o que resultou na cobertura do robô por uma quantidade significativa de poeira. A imagem divulgada pela Nasa mostra a dificuldade em discernir o robô devido à camada de poeira que o recobre, evidenciando os desafios enfrentados em uma atmosfera marciana.

A Mars Reconnaissance Orbiter, por sua vez, foi lançada em 2005 com o propósito de investigar evidências da presença de água na superfície de Marte ao longo de períodos prolongados. Enquanto missões anteriores já haviam fornecido indícios de que a água já existiu em Marte, ainda era um mistério se o ambiente marciano foi habitável por um período significativo de tempo.

Essa nova imagem divulgada pela Nasa e o contexto das missões espaciais em Marte demonstram o contínuo interesse da comunidade científica em explorar e compreender mais sobre o planeta vermelho, bem como os desafios enfrentados pelas sondas e robôs enviados para estudá-lo. As informações obtidas por meio dessas missões têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento sobre o sistema solar e o universo como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo