Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira; candidatos têm até 7 de junho para se inscrever no exame

As inscrições para o Enem 2024 estão oficialmente abertas a partir desta segunda-feira (27). Os candidatos interessados em participar do exame, que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, têm até o dia 7 de junho para se inscrever. Além disso, o Enem também é requisito para ingresso em algumas instituições de ensino em Portugal, bem como para programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Fies, ProUni e Sisu.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do participante no site do Inep e preencher os dados necessários. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser efetuado até o dia 12 de junho. Aqueles que têm direito à isenção da taxa tiveram até o dia 26 de abril para solicitar o benefício. A participação no Enem 2024 só será confirmada após a realização e conclusão da inscrição, seja para os isentos ou para os não isentos que realizarem o pagamento dentro do prazo estipulado.

As provas do Enem estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro. O edital com o cronograma e as regras do exame já foi publicado no início do mês, apresentando detalhes sobre os horários, documentos necessários e as obrigações dos participantes, incluindo as condições que podem levar à eliminação do candidato.

Assim como nos anos anteriores, o Enem será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 20 de novembro, enquanto os resultados individuais estarão disponíveis a partir do dia 13 de janeiro de 2025, ambos no site do Inep.

No último Enem, realizado em 2023, mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram, sendo que cerca de 2,7 milhões realizaram as provas. O Inep destacou um aumento no número de inscritos e participantes da rede pública de ensino em comparação com o exame anterior, mas ressaltou que ainda há um longo caminho a percorrer para aumentar a participação desses alunos no Enem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo