Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo federal lança sistema de auxílio para famílias desalojadas e desabrigadas em 369 municípios do Rio Grande do Sul

O governo federal iniciou nesta segunda-feira (27) o processo de confirmação das informações das famílias desalojadas e desabrigadas de 369 municípios do Rio Grande do Sul, cadastradas para receber o Auxílio Reconstrução. O benefício no valor de R$ 5.100,00 será pago em parcela única e servirá para ajudar na compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios perdidos durante as enchentes.

Após a confirmação das informações pelos responsáveis familiares, os dados serão enviados à Caixa Econômica Federal para verificação e efetivação do pagamento em até 48 horas, diretamente na conta do cadastrado. O sistema para a confirmação dos dados estará disponível no site oficial do Auxílio Reconstrução ainda nesta segunda-feira, conforme previsão do governo federal.

As famílias contempladas são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais que foram afetadas pelas enchentes e que foram identificadas pelas prefeituras. Para receber o benefício, os responsáveis familiares precisam conferir e atestar os dados cadastrados, como nomes completos, CPFs, endereço e telefone de contato. Em caso de erro, é necessário buscar a prefeitura para correção.

O pagamento do benefício será autorizado após a confirmação dos dados, que serão cruzados com outras bases do governo federal. A expectativa é de que o repasse ocorra em até 48 horas e que seja realizado pela Caixa Econômica Federal. As famílias que não possuem conta na Caixa terão uma conta poupança aberta automaticamente para recebimento do valor.

É importante ressaltar que cada família tem direito a apenas um Auxílio Reconstrução e a acumulação indevida desse benefício é considerada crime. Beneficiários do Bolsa Família e do Seguro-Desemprego que foram afetados pelas enchentes também podem receber o benefício, sem restrição.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a prefeitura do município ou acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde estão disponíveis todas as informações e procedimentos necessários. Toda a regulamentação do Auxílio Reconstrução está presente na Medida Provisória e na Portaria do governo federal.

Sair da versão mobile