Parada do Orgulho PcD em Brasília reúne apresentações artísticas inclusivas e promove convivência entre pessoas com e sem deficiência

No último domingo (26), a região da Torre de TV, no centro de Brasília, foi palco de uma série de apresentações artísticas protagonizadas por grupos formados exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD). Sob um sol radiante e temperaturas elevadas, o local se transformou em um ponto de encontro e convivência para aqueles que aproveitaram a tarde para prestigiar as atrações.

Entre as apresentações que encantaram o público estavam performances de break dance em cadeira de rodas, uma banda de percussão composta por pessoas surdas e declamação de poesias. A iniciativa, denominada Parada do Orgulho PcD, teve como objetivo proporcionar um espaço cultural inclusivo e diversificado, idealizado por um dos seus fundadores, o soteropolitano Marcelo Zig.

Segundo Zig, a intenção era ocupar um local de grande visitação com uma programação exclusiva para PcD. Ele destacou a importância da participação ativa e integral dessas pessoas em todos os aspectos da organização e realização do evento, tornando-o uma celebração genuína do talento e da diversidade presentes na comunidade.

A primeira edição da Parada do Orgulho PcD aconteceu em setembro, em São Paulo, durante as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e obteve grande sucesso. Com base nessa recepção positiva, os organizadores planejam levar o evento para outras cidades, sendo Brasília, Salvador e Belo Horizonte as próximas da lista.

Inês Salvínia, de 24 anos, uma das participantes do evento, que é cega e reside em Sobradinho, expressou a importância da parada como uma oportunidade única de pertencimento e conexão entre PcD e pessoas sem deficiência. Ela ressaltou a troca de experiências e a interação como elementos fundamentais para a construção de um futuro mais inclusivo e solidário.

Além das apresentações culturais que continuaram ao longo do domingo, a 1ª Parada do Orgulho PcD de Brasília terá uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal na próxima terça-feira (28), como forma de reconhecimento e celebração da diversidade e da inclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo