‘Circo da Miséria: apresentação virtual traz reflexão sobre a realidade invisível das pessoas em situação de rua’

No dia 28 de maio, a Escola Estadual Maria Pires, localizada em São Bernardo, receberá a apresentação do espetáculo ‘Circo da Miséria: o maior desespetáculo da Terra’. O projeto, idealizado pelo artista Jeff Vasques, traz à tona a realidade ‘invisível’ das pessoas em situação de rua, abordando a imensa desigualdade no Brasil, que atualmente conta com 111 mil pessoas nessa condição, de acordo com dados do IBGE.

Através da arte e da educação, o ‘Circo da Miséria’ pretende sensibilizar e mobilizar o público para uma ação coletiva transformadora. O palhaço ‘vagamundo’, Magrólhos, protagonista do espetáculo, utiliza sua criatividade e esperteza para sobreviver nas ruas, construindo um circo diário a partir dos restos da humanidade. Ele busca não apenas entreter, mas também provocar reflexões sobre a realidade inaceitável em que vive, convidando os espectadores a compartilhar indignação e solidariedade.

A peça foi construída a partir de oficinas artísticas ministradas por Jeff Vasques para a população em situação de rua, em parceria com o Centro Pop de Campinas. As histórias, lutas e olhares dessas pessoas direcionam o enredo do espetáculo, que tem duração de 50 minutos e classificação livre.

Além da apresentação, o projeto também prevê um bate-papo após o espetáculo, com o intuito de desconstruir preconceitos em relação às pessoas em situação de rua. Uma oficina intitulada “A miséria e o palhaço vagabundo” também faz parte da iniciativa, buscando debater a origem e a função desse tipo de palhaço.

‘Ficha técnica’ do espetáculo inclui a criação e atuação de Jeff Vasques como o palhaço Magrólhos, orientação cênica de Luciane Olendzki e Sérgio Carozzi, assistência de direção de Taiane Raffa, e figurino de Consuello Matroni e Jeff Vasques.

O ‘Circo da Miséria’ já passou por diversas cidades do Estado de São Paulo e continua sua jornada de sensibilização e conscientização virtualmente até o final do ano. A apresentação em São Bernardo promete ser um momento de reflexão sobre as questões sociais que permeiam a realidade das pessoas em situação de rua, convidando o público a se engajar em ações solidárias e transformadoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo