Mutirão de próteses dentárias beneficia mais de 200 moradores em Diadema, trazendo sorrisos e bem-estar à população.

No último sábado (25/05), a cidade de Diadema realizou um mutirão de avaliação para confecção de prótese dentária, beneficiando cerca de 202 moradores. Os pacientes contemplados passaram por tratamento e triagem odontológica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais.

Todos os participantes foram selecionados a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das UBSs, e a convocação para o mutirão foi feita pelo CEO, que indicou o horário de comparecimento de cada paciente. Além disso, era necessário que os beneficiados estivessem em dia com sua saúde bucal na UBS, sem pendências de restauração ou extração.

As próteses confeccionadas variam de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser total ou parcial removível, superior e/ou inferior. O processo completo envolve cerca de quatro consultas no CEO para avaliação, confecção, ajustes e entrega, com a previsão de que todos os pacientes estejam com suas próteses novas até o final de junho.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, destacou os investimentos do Governo Federal nos programas de saúde bucal e o empenho da Prefeitura para viabilizar o mutirão de próteses odontológicas. Segundo ele, além das melhorias na mastigação e fala, o resultado desse trabalho deixa as pessoas mais bonitas, saudáveis, felizes e com o direito de sorrir novamente.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Diadema retomou seu atendimento em agosto de 2021 e, desde então, já entregou 1.956 próteses odontológicas por meio do Programa Compartilhando Sorrisos. O CEO conta com nove salas para realização de atendimentos odontológicos de média e alta complexidades, incluindo serviços de diagnóstico bucal, cirurgia oral menor, endodontia, periodontia e fornecimento de prótese dentária total e removível.

Todas as 20 UBSs do município possuem equipes de saúde bucal e consultórios odontológicos preparados para atender a população. Ao longo do ano, foram realizadas 38.091 consultas de saúde bucal, e em 2023, o número chegou a 106.550 consultas odontológicas nas UBSs.

Assim, a cidade de Diadema reafirma seu compromisso com a saúde bucal da população, oferecendo acesso a tratamentos e procedimentos odontológicos essenciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo