Massa de ar frio polar atinge Rio Grande do Sul e região sul do Brasil, com previsão de geada e temperaturas abaixo da média.

O estado do Rio Grande do Sul está se preparando para enfrentar uma onda de frio intenso neste fim de semana, após ter sofrido com chuvas e inundações recentemente. De acordo com a Climatempo, a temperatura poderá ficar mais de 5ºC abaixo da média para esta época do ano, atingindo não apenas o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina.

A queda acentuada na temperatura será provocada pela passagem de uma frente fria, que também afetará o sul do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul. A previsão é de geada no centro-sul do Rio Grande do Sul e nas serras gaúcha e catarinense.

Em municípios como São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), as temperaturas devem ficar muito baixas, com mínimas de 10ºC e 2ºC, respectivamente. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o perigo de ventos costeiros em todo o litoral gaúcho e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

No entanto, a previsão é que a chuva retorne à região na segunda-feira, o que pode agravar a situação das áreas que já sofrem com inundações. A Sala de Situação da Sema-RS informa que os níveis dos rios da região metropolitana ainda estão elevados e há risco de novas cheias.

Além disso, a massa de ar frio de origem polar também atingirá o Sudeste do Brasil, provocando queda de temperatura em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros devem oscilar entre 15ºC e 20ºC neste sábado.

No entanto, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo alerta para o risco de novas inundações na capital paulista devido às pancadas de chuva previstas até segunda-feira. A população deve ficar atenta às informações meteorológicas e adotar medidas de precaução para lidar com as consequências desse clima adverso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo