Repórter São Paulo – SP – Brasil

“Anora”, do diretor Sean Baker, é o grande vencedor da Palma de Ouro no encerramento do Festival de Cannes 2024.

O renomado Festival de Cannes encerrou sua edição deste ano em grande estilo, no último domingo, 25 de maio. O destaque da premiação ficou por conta do filme “Anora”, dirigido pelo talentoso estadunidense Sean Baker, que levou para casa a cobiçada Palma de Ouro, o prêmio mais prestigiado do evento.

Além disso, o diretor português Miguel Gomes foi agraciado com o Prix de la Mise en scène por sua obra “Grand Tour”, enquanto o Grand Prix do festival foi para “All We Imagine As Light”, da diretora indiana Payal Kapadia. Vale ressaltar ainda a premiação especial recebida por Mohammad Rasoulof, que, mesmo enfrentando problemas legais em seu país natal, foi reconhecido pela sua contribuição ao cinema.

No campo da atuação, Jesse Plemons foi premiado por sua performance em “Kinds of Kindness”, e um prêmio conjunto foi concedido a cinco atrizes que atuaram em “Emilia Pérez”: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón, esta última sendo a primeira mulher transgênero a ser premiada nesta categoria.

O Brasil também teve sua representação no Festival de Cannes de 2024 com a exibição do filme “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz.

A cerimônia de encerramento foi o momento em que foram anunciados todos os vencedores do festival, incluindo os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhores Curtas-Metragens, entre outros. O evento, que reúne o que há de melhor no cinema mundial, mais uma vez consagrou talentos e obras cinematográficas que marcaram o ano de 2024.

O Festival de Cannes é sempre um marco no calendário cinematográfico, e a edição deste ano não decepcionou, trazendo à tona novas vozes e perspectivas no universo da sétima arte. Parabéns a todos os premiados e que venham mais edições memoráveis como essa.

Sair da versão mobile