Ministério da Justiça notifica 20 operadoras de planos de saúde sobre cancelamentos unilaterais de contratos, em meio a aumento de reclamações.

Um total de 20 operadoras de planos de saúde estão sob investigação e terão que fornecer explicações à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre cancelamentos repentinos de contratos nos últimos dias. A medida veio após um aumento significativo no número de reclamações de consumidores, indicando uma preocupação crescente entre os usuários, especialmente aqueles em vulnerabilidade, como pacientes em tratamento contínuo para condições graves, como câncer e autismo.

De acordo com o Ministério da Justiça, os sistemas ProConsumidor, Sindec Nacional e consumidor.gov.br registraram um total de 231, 66 e 1.753 reclamações, respectivamente, relativas a cancelamentos unilaterais de contratos. Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também observou um aumento considerável no número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs). Todas essas ações foram tomadas para garantir a proteção do consumidor, um direito fundamental assegurado pela Constituição e Código de Defesa do Consumidor.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, assegurou que o ministério está empenhado em manter a transparência e segurança nas relações entre operadoras de saúde e consumidores, tomando medidas rigorosas para coibir abusos. A rescisão unilateral dos contratos em curto prazo pode impedir a busca por alternativas viáveis, prejudicando principalmente aqueles que necessitam de assistência contínua ou de longo prazo.

As operadoras notificadas terão um prazo de dez dias para enviarem suas respostas à Senacon, por meio de protocolo físico ou eletrônico, utilizando a ferramenta “Peticionamento Intercorrente” disponível no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentre as operadoras e associações notificadas estão nomes conhecidos como Unimed Nacional, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, entre outros.

Essa investigação visa garantir o respeito aos direitos dos consumidores e a manutenção de um ambiente saudável e seguro nas relações entre as operadoras de planos de saúde e os beneficiários. A transparência e a prestação de contas são fundamentais para assegurar a confiança dos usuários e a qualidade dos serviços prestados no setor de saúde suplementar.

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