Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em São Paulo visa ampliar cobertura vacinal para crianças menores de cinco anos.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), lançou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A ação, que teve início nesta segunda-feira (27/05) e se estenderá até o dia 14 de junho, tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal no estado, principalmente entre as crianças menores de cinco anos de idade. Durante a campanha, os pais devem levar seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação para garantir a imunização contra a poliomielite.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos mais graves, podendo até evoluir para óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção contra essa doença.

A expectativa é imunizar 95% das crianças com idade entre um e menores de cinco anos. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13% em 2022 e aumentou para 85,65% em 2023, de acordo com o Painel de Monitoramento da Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde.

Além disso, o país está em processo de transição para substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), previsto para ser adotado no segundo semestre de 2024.

Os sintomas da poliomielite incluem febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, sintomas gastrointestinais, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, o Governo de SP disponibilizou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que esclarece as questões mais frequentes sobre vacinação, como efeitos colaterais, eficácia das vacinas e os perigos de não se imunizar. O acesso ao portal pode ser feito pelo link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.

Com essas iniciativas, o governo paulista busca garantir a proteção das crianças contra a poliomielite e, assim, contribuir para a erradicação dessa doença no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo