SÃO PAULO – CCJ da Câmara Municipal de São Paulo avalia 55 itens e Presidente anuncia mudança de dia para reuniões a partir da próxima semana.

Na tarde desta quarta-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para avaliar um total de 55 projetos e requerimentos apresentados pelos vereadores. Sob a presidência do vereador Xexéu Tripoli, do partido UNIÃO, a sessão foi marcada por importantes deliberações e anúncios.

Um dos destaques da reunião foi a aprovação do Projeto de Lei 23/2024, de autoria do ex-vereador Waldir Júnior e coautoria da vereadora Edir Sales, ambos do PSD. O PL trata do Programa Integrado de Gestão de Arborização Urbana (PIGAU) na cidade de São Paulo, com foco na prevenção de quedas de árvores durante os meses de dezembro a março, devido a fortes chuvas e ventos. A proposta, que inclui medidas inovadoras de monitoramento com uso de tecnologias, tramitará em conjunto com o PL 329/2018, que estabelece regras para a arborização urbana.

O PIGAU prevê o uso de sensores e algoritmos de inteligência artificial para monitorar fatores como umidade do solo, inclinação e qualidade da vegetação, permitindo análises preditivas para identificar riscos de quedas de árvores com antecedência. O objetivo do programa é garantir a segurança da população, promover a sustentabilidade ambiental e posicionar São Paulo como referência na gestão inteligente da arborização urbana.

Durante a sessão, o vereador Xexéu Tripoli comentou sobre a extensa pauta do dia, destacando a importância de dar celeridade aos processos para que todos os projetos sejam analisados dentro do tempo disponível. Também foram aprovados três requerimentos do vereador Alessandro Guedes, do PT, solicitando informações sobre o Programa Operação Trabalho, planejamento de obras de canalização em córregos e projeto de execução no Conjunto Habitacional Águia de Haia.

Ao final da reunião, o presidente da CCJ anunciou uma mudança na agenda do colegiado, informando que as reuniões ordinárias passarão a ser realizadas às terças-feiras, a partir da semana seguinte, visando facilitar a votação de projetos importantes no Plenário. A decisão foi tomada em acordo com as diferentes bancadas e visa otimizar os trabalhos legislativos. No encontro, estiveram presentes os vereadores Dr. Milton Ferreira, Marcelo Messias, Ricardo Teixeira e Sansão Pereira.

A nova agenda da CCJ, marcada pela aprovação de projetos e requerimentos relevantes, demonstra o compromisso dos vereadores com a melhoria da cidade de São Paulo e o bem-estar da população. A mudança para as terças-feiras promete promover mais eficiência e agilidade nos trabalhos do colegiado, contribuindo para um melhor andamento dos processos legislativos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo