Deputados federais mostram descontentamento com rumo do governo de Lula, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 22, deputados federais têm uma visão crítica em relação ao atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa revela que 52% dos parlamentares entrevistados acreditam que o Brasil não está seguindo o caminho correto, enquanto 38% têm uma opinião positiva sobre a direção tomada pelo país. Já 10% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento foi feito através de entrevistas presenciais com 183 deputados federais no período de 29 de abril a 20 de maio. Os parlamentares foram selecionados com base na divisão da Câmara dos Deputados em regiões do país e em grupos ideológicos dos partidos. Com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa é considerada representativa do cenário político atual.

Comparando com uma pesquisa anterior feita durante o terceiro mandato de Lula, houve um aumento significativo na avaliação negativa dos deputados federais. Em agosto do ano passado, 42% dos parlamentares consideravam que o Brasil estava indo na direção errada, enquanto nesta nova pesquisa esse número subiu para 52%. Além disso, houve uma diminuição na aprovação dos rumos tomados pelo governo, com 52% dos deputados elogiando as ações do governo no ano passado, contra 38% na atual pesquisa.

A pesquisa também avaliou a gestão do presidente Lula de forma geral, com 42% dos deputados considerando o mandato como ruim, 32% como positivo e 26% como regular. Em relação à capacidade do governo em aprovar sua agenda no Congresso, os deputados se mostraram divididos, com 47% acreditando que será possível e 47% discordando.

Outro ponto destacado na pesquisa foi a relação entre o Executivo e o Legislativo, com 43% dos deputados considerando-a ruim e apenas 22% acreditando que é boa. Quanto à atenção dada pelo governo aos parlamentares, 64% acreditam que é insuficiente, enquanto 27% consideram adequada.

Em relação aos ministros do governo Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi citado como o interlocutor mais efetivo do Executivo, seguido pelo ministro das Cidades, Jader Filho. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi lembrado por uma menor parcela dos deputados.

Essa pesquisa reflete as opiniões dos deputados federais em relação ao governo de Lula e a sua atuação no cenário político atual. Com uma visão crítica sobre a atual gestão, os parlamentares mostram-se divididos em relação à aprovação das pautas do governo e à sua capacidade de governar com eficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo