Comissão de Relações Exteriores cancela reunião para avaliar projeto de sistema nacional de GPS e aprova atos internacionais.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) teve sua reunião cancelada nesta quinta-feira (23), onde seria discutido o projeto de lei que propõe o desenvolvimento de um sistema nacional de GPS, tecnologia que utiliza geolocalização por meio de satélites. O encontro, que estava agendado para as 10h na sede da comissão, foi adiado para o início de junho, sem uma data específica definida.

O PL 4.569/2023, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), estabelece o Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, com o objetivo de fomentar pesquisas, inovação, regulamentação técnica e parcerias entre instituições. A proposta visa fortalecer a tecnologia de geolocalização no país e potencializar seu uso em diversos setores.

Além do projeto de lei do GPS, a pauta da CRE inclui cinco projetos que aprovam atos internacionais assinados pelo Brasil. Um deles é o projeto de decreto legislativo (PDL) 1.117/2021, que ratifica um acordo de previdência social com a Bulgária, visando evitar a dupla contribuição dos trabalhadores brasileiros que atuam no país europeu. A relatora do projeto, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), emitiu parecer favorável à aprovação do acordo.

A Comissão de Relações Exteriores é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e desempenha um papel fundamental na análise e deliberação de questões de interesse internacional que envolvem o Brasil. O adiamento da reunião desta quinta-feira foi necessário para que os senadores pudessem se dedicar a outras atividades parlamentares, mas a expectativa é de que os projetos pendentes sejam apreciados e debatidos com seriedade quando a comissão retomar suas atividades em junho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo