Advogada do Rio de Janeiro denuncia racismo em loja da Zara na Barra da Tijuca em caso investigado pela Polícia Civil.

No último sábado (21), uma advogada do Rio de Janeiro relatou ter sido vítima de racismo ao sair de uma unidade da Zara na Barra da Tijuca, região oeste da cidade. Ingryd Souza compartilhou nas redes sociais que, após realizar suas compras, foi abordada por uma funcionária da loja porque o detector antifurto disparou ao passar pela porta. A advogada teve que mostrar os produtos comprados e a nota fiscal, enquanto a gerente a aguardava na saída com um tablet.

De acordo com o relato de Ingryd, a funcionária da loja apontou que o sensor indicava a presença de uma blusa de seda na bolsa da advogada, mesmo ela tendo comprado uma outra peça. O constrangimento foi evidente, e a advogada se sentiu humilhada com a situação. Esse não foi o primeiro episódio de racismo que Ingryd enfrentou, mas ela decidiu que desta vez não deixaria passar em branco.

A Polícia Civil está investigando o caso e a Zara emitiu uma nota, garantindo que não tolera nenhum ato de discriminação e lamentando o ocorrido na loja. A empresa ressaltou que está reforçando os processos e políticas de atendimento para garantir que suas lojas sejam ambientes seguros, acolhedores e inclusivos para todos os clientes.

A advogada também contou com o apoio do procurador da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB do Rio, Paulo Henrique Lima, que a acompanhou na delegacia. O procurador destacou a importância de não naturalizar casos de racismo, ressaltando que a erradicação de todas as formas de violência racial é essencial para alcançar a plenitude do Estado democrático de Direito.

Situações como essas reforçam a necessidade de uma conscientização e ação efetiva contra o racismo e a discriminação racial, promovendo um ambiente de respeito e igualdade para todos os cidadãos. O episódio vivido por Ingryd Souza deve servir como alerta e estímulo para a luta contínua por um mundo mais justo e inclusivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo