Shopping Center de Canoas será utilizado como Sala de Embarque para Voos Comerciais devido ao fechamento do Aeroporto de Porto Alegre

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, um shopping center se tornará a nova sala de embarque para voos comerciais a partir desta quarta-feira (22). A iniciativa vem como resposta ao fechamento por tempo indeterminado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, também em Porto Alegre, que foi impactado pelas inundações que assolaram a capital gaúcha nos últimos dias.

A empresa responsável pela operação dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas, Fraport Brasil, informou que os passageiros farão o check-in no ParkShopping Canoas antes de serem transportados até a base aérea, localizada a cerca de 4 km de distância. Apesar disso, as companhias aéreas afirmam que os passageiros serão levados a Canoas em ônibus especiais, tanto do aeroporto quanto do shopping.

Devido à situação de improvisação na sala de embarque, as empresas recomendam que os passageiros se apresentem com pelo menos três horas de antecedência, mesmo em voos domésticos, visto que o check-in será encerrado 90 minutos antes da partida das aeronaves.

O governo federal autorizou, inicialmente, 18 voos semanais a partir da Base Aérea de Canoas, com a expectativa de ampliar para 35 voos por semana na próxima semana. A Latam será a primeira companhia a operar na estrutura provisória, com início das operações previsto para a próxima segunda-feira (27).

A Gol e Azul estão com embarques e desembarques programados para o dia 1º de junho. A Azul, por conta das limitações das operações improvisadas, pretende restringir o embarque de animais e bagagens maiores. A situação continua sem prazo para reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que permanece fechado devido aos estragos causados pelas inundações.

As imagens da pista e dos terminais tomados pela água impressionam e evidenciam a gravidade da situação enfrentada pelo aeroporto e pela região. Com o cenário ainda incerto, a adaptação do shopping center como sala de embarque mostra a capacidade de resiliência e criatividade das autoridades e empresas envolvidas na retomada das operações aéreas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo