Repórter São Paulo – SP – Brasil

Risco de enchentes e inundações no Rio Grande do Sul: Cemaden emite alerta para região sudeste até sexta-feira

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta preocupante nesta segunda-feira (20) sobre a iminente possibilidade de enchentes e inundações na região sudeste do Rio Grande do Sul até sexta-feira (24). Os municípios banhados pela lagoa dos Patos são os mais vulneráveis a esse cenário, segundo o boletim divulgado.

De acordo com os dados do órgão, há previsão de chuvas intensas nos próximos dias, podendo acumular até 150 mm, principalmente entre quarta e quinta-feira. A situação é agravada pela vinda dos ventos de sul/sudeste, que contribuem para o aumento do deflúvio no lago Guaíba e elevação dos níveis dos rios em diversas bacias da região.

Além disso, o boletim do Cemaden destaca o risco iminente de enchentes em diferentes pontos do estado, desde a fronteira com o Uruguai no sudoeste até o litoral norte, passando pela região central e metropolitana de Porto Alegre. Locais como o rio Uruguai e seus afluentes Ibicuí e Quaraí estão sujeitos a novas elevações, assim como a região de Santa Maria, que pode sofrer com inundações de rios e córregos urbanos.

A saturação do solo e as chuvas nas bacias dos rios acima do lago Guaíba são motivos de preocupação, podendo agravar a situação na região metropolitana de Porto Alegre. O nível do Guaíba ainda está acima da cota de inundação, apresentando um risco iminente para os moradores da região.

Além das enchentes, o Cemaden alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em estradas e rodovias, especialmente nas regiões serranas e na Grande Porto Alegre. O órgão destaca a madrugada de sexta-feira como o período de maior volume de precipitação.

Para completar a situação preocupante, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma queda brusca nas temperaturas a partir de sexta-feira. As mínimas devem chegar perto ou abaixo de zero nas serras do Sul e na região da campanha gaúcha, com possibilidade de geada na região serrana gaúcha e sul catarinense no final de semana. As máximas em Porto Alegre não devem ultrapassar os 14°C, com sensação térmica baixa.

Em resumo, a combinação de chuvas intensas, possibilidade de enchentes, queda abrupta nas temperaturas e risco de deslizamentos torna a situação no Rio Grande do Sul extremamente delicada e requer atenção redobrada por parte das autoridades e da população local.

Sair da versão mobile