Inclusão da educação financeira nos currículos da educação básica é discutida em audiência na Comissão de Educação do Senado.

A inclusão da educação financeira como tema transversal nos currículos da educação básica foi o centro do debate na audiência pública realizada pela Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (21). O projeto em questão, de autoria do senador Izalci Lucas (PL-DF) e identificado como PL 5.950/2023, visa preparar os estudantes para lidar de forma mais eficiente com o dinheiro, evitando dívidas e planejando melhor suas vidas financeiras.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) é o relator responsável por analisar e dar parecer sobre o projeto. A decisão da comissão em relação ao PL 5.950/2023 será terminativa, ou seja, caso não haja recurso, o mesmo será encaminhado diretamente para a análise da Câmara dos Deputados, sem precisar passar pelo Plenário do Senado.

Durante a audiência pública, foram discutidos os benefícios e a importância de se incluir a educação financeira no currículo escolar, considerando os desafios enfrentados pelos jovens em relação ao uso do dinheiro e o planejamento financeiro. A proposta do senador Izalci Lucas busca garantir que os estudantes estejam mais bem preparados para lidar com questões econômicas desde cedo, visando a formação de cidadãos mais conscientes e capazes de administrar suas finanças de forma responsável.

A relevância do tema chamou a atenção dos membros da Comissão de Educação, que destacaram a necessidade de fornecer ferramentas e conhecimentos básicos sobre finanças para os jovens, a fim de contribuir para a formação de uma geração mais preparada para lidar com as demandas da vida adulta. O debate em torno do projeto evidenciou a importância da educação financeira como um instrumento fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.

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