A iniciativa, que conta com a coordenação do diretor da Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf), Rafael Chervenski, demonstra o espírito colaborativo e comprometido dos servidores do Senado. Chervenski, que atua como voluntário na campanha SOS RS desde o início, ressalta a importância do contato da Liga do Bem com a Defesa Civil de Porto Alegre, que tem orientado sobre as necessidades mais urgentes, melhores rotas e logística para o transporte das doações.
Inicialmente priorizando a arrecadação de roupas, água e cobertores, a campanha agora expande suas demandas incluindo colchões, kits de higiene pessoal e de limpeza, além de alimentos essenciais para as famílias impactadas pelas enchentes. A carga será escoltada por uma viatura e quatro policiais da Polícia do Senado ao longo da trajetória até o Rio Grande do Sul, em veículos disponibilizados por uma empresa de transporte parceira do projeto.
Desde o seu início, em 3 de maio, a campanha SOS RS já arrecadou 102 toneladas de cobertores e distribuiu 15 mil kits de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos, colchões, ração, fraldas e absorventes. A coordenadora da Liga, Patricia Seixas, destaca a importância da continuidade das doações e da mobilização de voluntários para a triagem e organização dos itens recebidos.
A sociedade pode contribuir com as doações nos coletores espalhados pelo Senado ou por meio de transferências via Pix para a chave dos parceiros da Associação dos Policiais do Senado. A solidariedade e os esforços coletivos são essenciais para amenizar as necessidades dos milhares de desabrigados e continuar oferecendo suporte às comunidades atingidas pelas enchentes.